Sistemas de Direção Hidráulica

                    

 

 

 

                                                                                                                

 

O sistema de Direção Hidráulica BayStar ™  é produzido no Canadá pelo mais reputado fabricante deste tipo de produtos, a Seastar (ex-Teleflex Marine) .

 

A   BayStar permite que se  aplique a  embarcações com motorizações simples não superiores a 150 Cv (Hp),  toda a segurança,  confiabilidade,  e  conforto,  que as direções hidráulicas permitem,

O sistema de direção BayStar consiste num elmo de super baixa fricção para suave e confortável pilotagem, e  um cilindro com  um design compacto que se encaixa na maioria das consolas .

 

Para a total conveniência estão disponíveis versões que incluem  kits de mangueiras com 7,5 ou 12m,   facilmente adaptáveis, duas  garrafas  de óleo hidráulico  e um kit de tubo de enchimento de fácil  enchimento e  purgamento.

 

Existem inúmeros vídeos no YouTube que mostram a simplicidade de instalação,  que pode assim ser feita até pelo utilizador da embarcação desde que este tenha as ferramentas e hábitos de auto-suficiência (Do It Yourself) em pequenos trabalhos. No  entanto aconselha-se o recurso a profissionais do ramo, para garantia de trabalho mais perfeito.

 

A BayStar não é recomendada   para uso com motores de alto rendimento, de 150Hp  (tais como motores de 150HP Optimax da Mercury). Igualmente não é recomendado  para uso em qualquer instalação de motor único em embarcações de alta velocidade (como os bass boats). Nestes casos  devem usar-se  apenas, sistemas SeaStar PRO.

 

Características:

 

• Válvulas de bloqueio  sem retorno, patenteadas.

 

• 5 voltas para cada bordo.

 

• Disponível com  componentes separados ou como um sistema completo

   pronto para  instalar.

 

• Cilindro fixo.

 

• Tubulação hidráulica de BayStar   ajustados à  aplicação.

 

• Disponível opção de elmo  ajustável (em inclinação)

 

Versões completas disponíveis:

 

Ref. HK4200A-3,  elmo, cilindro, 2L de óleo hidráulico, e kit de enchimento

PVP C/IVA : 845€

 

Ref. HK4230A-3, elmo, cilindro, 2L de óleo hidráulico, e kit de enchimento

PVP C/IVA : 910€

 

Atenção:

 

A BayStar só é aplicável  uma posição de direção.  Em caso de dúvida sobre aplicação a um determinado motor, contactar-nos.

NÃO usar a  BayStar em pequenos motores de popa de HP que usam  grampos  com parafusos de   aperto  com asas (wing nuts) .   

Tabela de preços

 

 

O QUE SÃO, E PARA QUE SERVEM OS "JACKPLATES"

Depois de ler este título estará o leitor já provavelmente curioso sobre o que isto possa ser.......

Um "jackplate" é um suporte de montagem especialmente projectado para um motor fora de bordo, á popa, que permite elevar ou baixar o motor verticalmente. Ou seja, posiciona-se o motor no painel de popa onde ele tenha uma prestação otimizada para determinados objectivos.

Aqui estão quatro razões muito boas, sobre o que um "jackplate" pode melhorar na sua embarcação:

Embarcação passa a ter maior velocidade

Um "Jackplate" elevará o seu motor posicionando o hélice para mais perto da linha de água. Isto remove muita água da parte inferior reduzindo o atrito e assim aumentando a velocidade do barco. Complementarmente, nalgumas situações, o "Jackplate" ao elevar o motor, coloca o hélice em águas mais límpidas, sem perturbações, permitindo que o motor trabalhe mais eficientemente.

Navegar em águas baixas

Com seu motor em cima e o hélice mais perto da linha de água, pode também entrar e navegar zonas com pouca profundidade de água. Isto é especialmente bom para navegar em rias de vasta extensão, rios com pouco caudal e em situações de pesca permite arriscar ao levar a embarcação até mais próximo das margens. Se a entrada nas águas baixas foi inadvertida e não intencional, a elevação do motor permite sair dessa zona de navegação sem danos no motor ou no hélice.

Facilitar a pilotagem ou manobras

Ter o motor para cima e afastado da popa faz melhorar a manobrabilidade da embarcação. No oposto, ao colocar seu motor mais para baixo, numa situação de turbulência das águas, o motor ficará com mais tração reforçando-se também o controlo da mesma nessa circunstância.

MELHORAR a economia de combustível

Levantar o motor por via do "Jackplate" faz reduzir o atrito na água e como o hélice se afasta também um pouco da popa, foge á turbulência de água que aí se concentra durante o andamento da embarcação. Portanto, ter menos atrito significa que se vai consumir menos combustível.

A Seastar é uma especialista e líder neste tipo de sistema. Existem versões manuais e hidráulicas. As hidráulicas vêm com um interruptor que permite os ajustes em tempos tão curtos quanto 8,5 seg.

É possível aprofundar o conhecimento nestas soluções e suas muitas outras vantagens em:

http://www.seastarsolutions.com/products/seastar-jack-plates/

Tabela de Preços